Tambor Terapia


O tambor é uma abordagem terapêutica antiga que usa o ritmo para promover a cura e auto expressão. A partir dos xamãs de Tuva à Minianka, curandeiros da África Ocidental, as técnicas de ritmo terapêuticas têm sido usadas por milhares de anos para criar e manter a saúde física, mental e espiritual. Pesquisas recentes começam a verificar os efeitos terapêuticos de ritmos antigos. Elas indicam que a bateria, tambor, acelera a cura física, estimula o sistema imunológico e produz a sensação de bem-estar, liberação de trauma emocional e reintegração de si mesmo. Outros estudos demonstraram os efeitos calmantes dos efeitos da percussão em pacientes de Alzheimer, crianças autistas, adolescentes emocionalmente perturbados, adictos em recuperação, pacientes com trauma, presidiários e populações desabrigadas.
Os resultados do estudo demonstram que a percussão é um tratamento valioso para o stress, a fadiga, ansiedade, hipertensão, asma, dor crónica, artrite, doença mental, enxaqueca, cancro, esclerose múltipla, doença de Parkinson, acidente vascular cerebral, paralisia, distúrbios emocionais, e uma vasta gama de deficiência física. Os estudos mencionados a seguir indicam que a percussão:
 
Reduz a tensão, ansiedade e estresse 
 
As batidas induzem a um profundo relaxamento, reduz a pressão arterial e o estresse. Estresse de acordo com a pesquisa médica atual, contribui para quase todas as doenças e é a principal causa de doenças fatais como ataques cardíacos, derrames e avarias do sistema imunológico. Um estudo recente descobriu que o programa de um grupo de percussão ajudou a reduzir o estresse e a rotatividade de empregados numa indústria. Ajuda a controlar a dor crônica A dor crónica tem um efeito de drenagem progressivo sobre a qualidade de vida. Os pesquisadores sugerem que a bateria/tambor serve como uma distração da dor e do sofrimento. Além disso, a bateria promove a produção de endorfinas e opiáceos endógenos, os próprios organismos semelhantes à morfina analgésicos, e podem, assim, ajudar no controle da dor.
 
Estimula o sistema imunológico 
 
Um estudo médico recente indica que círculos de tambores impulsionam o sistema imunológico. Liderada pelo renomado especialista em câncer Barry Bittman, MD, o estudo demonstra que o grupo de percussão na verdade aumenta as células que matam o câncer, ajudam a combater o câncer bem como outros vírus, incluindo a AIDS. De acordo com Dr. Bittman, "Grupo de percussão modula nossa biologia, nossa orquestra, nossa imunidade e permite a cura começar."
 
Produz mais profundo auto-conhecimento através da indução de atividade cerebral síncronica
 
A investigação demonstrou que a transmissão física da energia rítmica para o cérebro sincroniza os dois hemisférios cerebrais. Quando o hemisfério esquerdo lógico e o hemisfério direito intuitivo começam a pulsar em harmonia, a orientação interior de conhecimento intuitivo pode fluir sem obstáculos, em consciência. A capacidade de acessar informações inconsciente através de símbolos e imagens facilita a integração psicológica e uma reintegração de si mesmo.
As batidas também sincronizam as áreas frontal e inferior do cérebro, integrando informações não-verbais das estruturas cerebrais inferiores no córtex frontal, produzindo "sentimentos de compreensão, integração, certeza, convicção e verdade, que superam os entendimentos comuns e tendem a persistir por muito tempo após a experiência, muitas vezes fornecendo insights fundamentais para as tradições religiosas e culturais. "
 
Acessa todo o cérebro 
 
A razão pela qual o ritmo é uma ferramenta tão poderosa é que ele permeia todo o cérebro. A Visão, por exemplo, é uma parte do cérebro, a fala outra, mas a percussão acessa todo o cérebro. O som dos tambores geram conexões neuronais dinâmicas em todas as partes do cérebro, mesmo quando não há dano significativo ou prejuízo, como no Transtorno de Déficit de Atenção (ADD). De acordo com Michael Thaut, diretor do Centro de Colorado State University for Biomedical Research in Music ", sinais rítmicos podem ajudar a treinar o cérebro após um acidente vascular cerebral, comprometimento neurológico ou outro, como acontece com pacientes de Parkinson ..." Quanto mais conexões podem ser feitas dentro do cérebro, as nossas experiências se tornam mais integrados.
 
Induz a estados alterados de consciência naturais 
 
Percussão rítmica induz estados alterados, que têm uma ampla gama de aplicações terapêuticas. Um estudo recente realizado por Barry Quinn, Ph.D. demonstra que até mesmo uma sessão de percussão breve pode dobrar atividade das ondas cerebrais alfa, reduzindo drasticamente o stress. As mudanças cerebrais de ondas betas (concentração e atividade centrada) para ondas Alfa (calmo e relaxado), produzindo sensações de euforia e bem-estar. A atividade alfa está associada com a meditação, transe xamânico e os modos de integração de consciência. Esta facilidade de indução contrasta significativamente com os longos períodos de isolamento e prática exigida pela maioria das disciplinas de meditação antes de induzir efeitos significativos. Estimulação rítmica é uma técnica simples e eficaz para afetar estados de espírito.
 
Cria um senso de conexão consigo mesmo e com os outros 
 
Em uma sociedade em que os sistemas tradicionais da família e de base comunitária de apoio tornaram-se cada vez mais fragmentados, círculos de percussão proporcionam uma sensação de conexão com os outros e de apoio interpessoal. Um círculo de tambor oferece uma oportunidade para se conectar com seu próprio espírito, em um nível mais profundo, e também para se conectar com um grupo de outras pessoas que pensam de forma diferente. Grupo de percussão alivia egocentrismo, isolamento e alienação. O educador musical Ed Mikenas acha que bateria fornece "uma autêntica experiência de unidade e de sincronicidade fisiológica. Se colocarmos as pessoas que estão fora de sincronia com eles mesmos (ou seja, doentes, viciados) e ajudá-los a experimentar o fenômeno do pertencimento, é possível que eles se sintam com e através dos outros.
 
Ajuda-nos a experiência de estar em ressonância com os ritmos naturais da vida 
 
O ritmo é a ordem de ressonância do mundo natural. Dissonância e desarmonia surgem apenas quando limitamos nossa capacidade de entrar em ressonância total e completa com os ritmos da vida. A origem da palavra ritmo é "fluxo". Podemos aprender a "fluir", com os ritmos da vida, simplesmente aprendendo a sentir a batida, pulso. É uma maneira de entrar no fluxo de um universo Inter dinâmico, ajudando a sentir conexão ao invés de isolamento e alienação.
 
Fornece uma abordagem secular para acessar um poder superior 
 
Tambores xamânicos apoiam diretamente a introdução de fatores espirituais encontrados significativas no processo de cicatrização. Percussão e atividades xamânicas produzir um senso de conexão e comunidade, integrando corpo, mente e espírito. De acordo com um estudo recente, "atividades xamânicas conduzem as pessoas de forma direta e eficiente a encontros imediatos com as forças espirituais, focando o praticante ou paciente em todo o corpo e integrando a cura nos níveis físico e espiritual. Este processo permite que eles se conectem com a energia do universo, para externar seu próprio conhecimento e para internalizar as suas respostas, assim como aumenta a sensação de poder e responsabilidade Essas experiências são a cura, trazendo os poderes restauradores da natureza para clínicas "
 
Libera sentimentos negativos, bloqueios e traumas emocionais
 
Batidas de tambor podem ajudar as pessoas a expressar e lidar com questões emocionais. Sentimentos e emoções não expressos podem formar bloqueios energéticos. O estímulo físico da bateria remove bloqueios e produz liberação emocional. Vibrações sonoras ressoam através de cada célula do corpo, estimulando a liberação de memórias celulares negativas. "Batidas de tambor enfatizam a auto-expressão, ensinam a reconstruir a saúde emocional, e abordam questões de violência e conflito através da expressão e integração das emoções", diz o educador musical Ed Mikenas.
Percussão também pode atender as necessidades das populações dependentes, ajudando-os a aprender a lidar com suas emoções de forma terapêutica, sem o uso de drogas.
Batidas de tambor ajudam a aliviar o stress que é criado a partir de agora, pendurado ao passado ou com preocupação com o futuro. Quando se toca um tambor, um é colocado diretamente no aqui e agora. Um dos paradoxos do ritmo é que ele tem tanto a capacidade de mover sua consciência para fora do corpo até reinos além do tempo e do espaço, e para aterrar firmemente no momento presente.
 
Fornece um meio para o indivíduo auto-realização 
 
Batidas de tambor ajudam a reconectar-nos ao nosso núcleo, aumentando nosso senso de autonomia e estimulando a nossa expressão criativa. "A vantagem de participar de um grupo de percussão é que você desenvolve um ciclo de feedback auditivo dentro de si e entre os membros do grupo, um canal de auto-expressão e feedback positivo, que é baseado na emoção pré-verbal, e som mediado". Cada pessoa em um círculo de tambor se expressa através de seu tambor e ouvindo outros tambores, ao mesmo tempo.
"Todo mundo está falando, todo mundo é ouvido, e o som de cada pessoa é uma parte essencial do todo." 10 Cada pessoa pode angariar os seus sentimentos sem dizer uma palavra, sem ter que revelar seus problemas. Grupo de percussão complementa os métodos tradicionais da terapia da conversa. Ele fornece um meio de explorar e desenvolver o interior. Ele serve como um veículo para a transformação pessoal, a expansão da consciência e construção da comunidade.
O círculo de tambores primitivos está emergindo como uma ferramenta terapêutica importante na era tecnológica moderna. 

Referências: 1. Bittman, MD, Barry, Karl T. Bruhn, Christine Stevens, MSW, MT-BC, James Westengard, Paul O Umbach, MA, "Recreational Music-Making, A Estratégia do Grupo Interdisciplinar de custo eficaz para reduzir Burnout e melhorando o humor Unidos em trabalhadores de cuidados de longo prazo ", os avanços na medicina mente-corpo, Fall / Winter 2003, vol. 19, N ° 3/4. 2. Winkelman, Michael, Xamanismo: A Ecologia Neural da Consciência e Cura. Westport, Conn: Bergin & Garvey, 2000. 3. Bittman, MD, Barry, "Efeitos de compostos do grupo Drumming ...," Terapias Alternativas em Saúde e Medicina, volume 7, No. 1, pp 38-47, janeiro de 2001. 4. Winkelman, Michael, Xamanismo: A Ecologia Neural da Consciência e Cura. Westport, Conn: Bergin & Garvey, 2000. 5. Friedman, Robert Lawrence, The Healing Power of the Drum. Reno, NV: White Cliffs, 2000. 6. Mikenas, Edward, "Tambores, não drogas," Notas de percussão. Abril 1999:62-63. 7. Diamond, John, The Way of the Pulse - Rufar com o Espírito, realce Books, Bloomingdale IL. 1999. 8. Winkelman, Michael, "Terapia Complementar para Addiction: Drumming Out Drogas," American Journal of Public Health, abril 2003, vol. 93, Issue 4, p647, 5p 9. Mikenas, Edward, "Tambores, não drogas," Notas de percussão. Abril 1999:62-63. 10. Friedman, Robert Lawrence, The Healing Power of the Drum. Reno, NV: White Cliffs, 2000. 

Fonte: http://www.xamanismo.com.br/Poder/SubPoder1369063814